segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Palavra Pastoral - O que você está fazendo?


1º Reis, 19
“Que fazes aqui, Elias?”
Foi a pergunta divina ao profeta. As perguntas de Deus são desconcertantes, pois não são questionamentos de quem quer saber, mas de quem já sabe tudo. Perguntas semelhantes foram feitas em outras ocasiões:
  • “Onde estás?” - (Gn 3:9);
  • “Onde está teu irmão?” - (Gn 4:9);
  • “É razoável esta tua ira?” - (Jn 4:3)
Hoje, a pergunta não é para Adão, Caim, Jonas ou Elias; a pergunta é para você. O que você está fazendo aí? Sim, o que você faz na fuga, na rebeldia, na solidão, no desespero? O que você está fazendo dentro da caverna; se o seu lugar é o monte Horebe, é a presença de Deus? Por vezes nos escondemos como Elias, feridos e cansados nas nossas cavernas, pois achamos que a guerra contra Jezabel é grande e longa demais. Já não há forças! Acabaram-se as reservas! Mas Deus não desiste! Encontra-nos; questiona-nos; incomoda-nos e nos ordena: saiam da caverna!

Nós obedecemos e saímos da caverna. Pelo menos a maioria dos crentes piedosos e fiéis! Mas, parece que ficamos na entrada. Como um roedor que sai de sua toca, mas fica próximo; e, ao primeiro sinal de perigo volta correndo e assustado. Somos chamados do fundo da caverna para o alto do monte. Somos chamados da fraqueza para a força. Do desânimo para o ânimo. Da maldição para a bênção. Da morte para a vida. Do inferno para o Céu. Menos do que isso, é apenas a porta da caverna! Não é Horebe; não é o Monte de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário