segunda-feira, 29 de junho de 2009

Controle Ambiental em Alergias


É chegado o inverno, e com ele as alergias do aparelho respiratório (rinites, rinosinusites “resfriado de repetição”, bronquites asmáticas, asma, etc...). Os indivíduos com essas doenças apresentam sintomas quando em contato com poeira domiciliar, que se desprende dos móveis estofados, com painas e penas dos travesseiros, com lã, com os mofos, com os animais domésticos e com os inseticidas. Para que o tratamento dessensibilizante com as vacinas seja eficaz, é indispensável que o doente mantenha sob controle no seu ambiente domiciliar todos os alérgenos (causadores de alergia).
  1. Praticar exercícios físicos e procurar vida ao ar livre. (Praia é melhor que piscina)
  2. Não fumar e não deixar que fumem no ambiente do alérgico.
  3. Protetor de colchão e travesseiro - usar sobre a cama do alérgico (disponíveis em casas especializadas em produtos para pessoas alérgicas).Se preferir, forrar o colchão e o travesseiro com material sintético como tecido emborrachado, nylon, napa ou curvim.
  4. No caso de outra cama no quarto do alérgico, está também deverá ser revestida.
  5. Solução acaricida (exterminadora de ácaros): Borrifar aos poucos no estrado da cama, rodapé e piso dos ambientes mais utilizados pelo alérgico 2 vezes por semana no primeiro mês, e depois, uma vez por semana.
  6. Evitar que as crianças brinquem em tapetes ou em locais repletos de poeira.
  7. Na limpeza da casa, remover a poeira dos móveis com aspirador, flanela ou pano úmido; nunca utilizar espanador ou varrer o ambiente.
  8. Não permanecer em casa nas horas de limpeza. Evitar arrumar camas, gavetas, estantes, etc. na presença de alérgicos.
  9. Evitar substância de odor forte: inseticidas, perfumes, desinfetantes, spray, etc.
  10. Cobertores e agasalhos guardados: devem ser retirados para que sejam lavados e expostos ao sol, antes de serem utilizados no inverno.
  11. Evitar estantes de livros abertas no quarto de dormir do alérgico.
  12. Não ter tapetes ou carpetes no quarto de dormir. Se não puder retirá-lo, deverá ser revestido com plástico apropriado (Clivinil).
Sem uma estreita colaboração dos doentes alérgicos, ou dos responsáveis, em se tratando de crianças, não se obterá êxito no tratamento.


Jonas N. Mozer (Biologista Clínica) Crbio 24363/02

Nenhum comentário:

Postar um comentário