quinta-feira, 11 de junho de 2009

Palavra Pastoral - Tanto tempo fora, que perdeu até o sotaque

Todos estes viveram pela fé, e morreram sem receber o que tinha sido prometido;
viram-no de longe e de longe o saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos na terra.

Hebreus 11:13


Desde crianças admiramos os heróis! Uns são fictícios, como os super-heróis dos desenhos animados, mas outros são reais e fazem ou fizeram parte da nossa história.
No capítulo 11, da carta aos hebreus, temos uma relação dos heróis da fé. Heróis que morreram sem alcançar a promessa, mas foram fiéis até a morte. Esses heróis confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.
Eles eram estrangeiros, mas o que isso significa? O que é um estrangeiro? Afirmar que estrangeiro é aquele que tem origem diferente da nação em que se está, é correto; mas não revela o que um estrangeiro sente e enfrenta. Residir em terra estrangeira envolve ainda hoje, com toda a globalização, um estigma. Pois um estrangeiro é alguém que tem cultura, idioma, forma de pensar e agir diferente. Um estrangeiro, por mais tempo que resida em outro país, ainda tem sotaque, salvo as exceções. Um estrangeiro é uma pessoa esquisita. No mínimo diferente.
Precisamos nos reconhecer como estrangeiros. É triste a realidade de que como estrangeiros e peregrinos, por vezes, não tenhamos nem sotaque; muito menos desejo pela pátria celeste!
Como cidadão dos céus você é estrangeiro neste mundo. Há algo em você que lembre sua verdadeira pátria? Ou você já perdeu a cultura, o pensamento e até o sotaque? É triste, mas há irmãos que não têm nem sotaque de crente.
Não se esqueça você não é deste mundo.

2 comentários:

  1. Este texto é um alerta para que não percamos o espírito de peregrinos.

    ResponderExcluir
  2. È verdade pastor. Como estrangeiros que somos, devemos sentir saudades da nossa terra natal, cada vez que visualizarmos um "símbolo" que a representa. Devemos desejar sua "alimentação típica" e os costumes que nos foram ensinados na infância.Nosso lar real é o céu com Cristo.

    ResponderExcluir