terça-feira, 26 de maio de 2009

O Peregrino - A Pedra no Caminho

"No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho.
Nunca me esquecerei desse acontecimento.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho tinha uma pedra."
Carlos Drummond de Andrade

Lembra dessa poesia? Foi um escândalo numa época em que poesia era tão certinha. Mas Drummond colocou essa frase na história das nossas vidas. Já Fernando Pessoa diz o que fará com as pedras caso surjam no seu caminho.

"Pedras no caminho? Guardo todas, com elas construirei meu castelo."
Fernando Pessoa

Viu? No caminho de todo mundo existem pedras. Mas só está no caminho quem está caminhando, ou seja, fazendo algo, dirigindo-se para algum lugar. Só não encontra pedra quem não está caminhando!
John Bunyan conta a história de um homem que sonha que está saindo de uma cidade ruim em direção a outra cidade. Por isso, é o peregrino, o que peregrina, caminha. Também é aquele que é estrangeiro. Esse é o caso de Cristão.
É estranho pelo caminho que trilha, porque ali não é o lugar dele, ele está de passagem. Ele está se dirigindo a uma nova cidade e para isso precisa escolher o caminho certo, não enganar-se em trilhas, atalhos e estar atento para os possíveis obstáculos. O problema é que ele precisa de informações para prosseguir. As pessoas que encontra na caminhada vão ajudá-lo?
Pessoas com nome de Obstinado, Flexível, Formalista, Hipocrisia, Desconfiança, Interesse-Próprio, Inveja...
São confiáveis?
E as informações são corretas?
O levarão para sua meta ou vão desviá-lo definitivamente do caminho?
Cristão conseguirá desviar-se das pedras do caminho e chegar na nova cidade?
E você conseguiria?
Vamos desvendar esse enigma...

Professora Eliete Duarte Ribeiro Mozer
Língua Portuguesa e Literatura

Um comentário:

  1. De fato, professora Eliete...
    Quase sempre encontramos pedras pelo caminho. E em alguns casos elas são lançadas em nós, como sinal da reprovação que os outros fazem das nossas atitudes enquanto caminhamos.
    Ainda assim, se atentarmos fixamente para o alvo onde queremos chegar, elas servirão de estímulo para que não nos acomodemos a uma zona de conforto igualmente prejudicial ao nosso desenvolvimento. Que Deus nos ajude a nunca ignorar as pedras que aparecerem em nossa jornada.

    ResponderExcluir