terça-feira, 19 de maio de 2009

Palavra Pastoral - A mesa do velho avô

O mês de maio é dedicado à família. Assim, o momento é oportuno para relembrarmos uma antiga história, que ilustra como o exemplo dos pais são determinantes na formação do caráter dos filhos.

“Um frágil e velho homem foi viver com o seu filho, a sua nora, e o seu neto mais velho de quatro anos. As mãos do velho homem tremiam, e a vista era embaralhada, e o seu passo era hesitante.
A família comeu junto à mesa. Mas as mãos trêmulas do avô ancião e sua visão falhando, tornou difícil o ato de comer. Ervilhas rolaram da colher dele sobre o chão, leite era derramado na toalha da mesa. Assim, o marido e esposa prepararam uma mesa pequena no canto da sala. Lá, vovô comia sozinho enquanto o resto da família desfrutava do jantar. Desde que o avô tinha quebrado um ou dois pratos, a comida dele foi servida em uma tigela de madeira.
Quando a família olhava de relance na direção do vovô, às vezes percebiam nele uma lágrima por estar só. O neto mais velho assistiu tudo em silêncio. Uma noite antes da ceia, o pai notou que seu filho estava brincando no chão com sucatas de madeira. Ele perguntou docemente para a criança:

“O que você está fazendo?”

Da mesma maneira dócil, o menino respondeu:

"Eu estou fabricando uma pequena tigela para você e mamãe comerem sua comida quando eu crescer."

O neto mais velho sorriu e voltou a trabalhar. As palavras do menino golpearam os pais que ficaram mudos. Então lágrimas começaram a fluir em seus rostos. Entretanto nenhuma palavra foi falada, ambos souberam o que devia ser feito. Aquela noite o marido pegou a mão do vovô e com suavidade o conduziu para a mesa familiar. Para o resto de sua vida ele comeu com a família. E por alguma razão, nem marido nem esposa pareciam se preocupar mais quando um garfo era derrubado, ou leite derramado, ou que a toalha da mesa tinha sujado.”

Lembre-se de que as crianças são notavelmente perceptivas. Os olhos delas sempre observam, seus ouvidos sempre escutam, e suas mentes sempre processam as mensagens. Se elas nos veem pacientemente providenciar uma atmosfera feliz em nossa casa, para nossos familiares, eles imitarão aquela atitude para o resto de suas vidas.

O pai sábio percebe isso diariamente. Sobre qual alicerce você está construindo o futuro filho? O seu futuro?
Lembre-se, um pai deve ao seu filho: exemplo, exemplo, exemplo...

Sejamos sábios construtores de bons exemplos de comportamento de vida em nossas funções. (leia Dt. 6)

Seja obediente à lei de Deus: "Honra o teu pai e tua mãe para que se ..." ( Êx. 20:12 )

4 comentários:

  1. Muitas das vezes deixamos de fazer para o próximo que é nossos parentes e amigos, muito mas para aqueles que não conhecemos. Como diz na palavra em proverbios: O amor de muitos se esfriarão.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Triste realidade!
    E não muito distante de nós, vemos ainda desrespeitos e indiferenças dentro das famílias que professam nossa fé. Os mais jovens são impacientes e se chocam com os mais velhos que não querem ouví-los também. Esta célula mater da sociedade tem sido dilacerada pela impassividade dos homens porque eles tem se tornado cada dia mais distantes uns dos outros. Familiares quase não tem assuntos para discutir e a hora da refeições já foi um canal para este relacionamento. Que Deus nos abra o apetite para interagirmos com aqueles que vivem ao nosso redor.

    ResponderExcluir
  4. Apesar disso tudo, sabemos que temos um Deus que é o amor, e com certeza podemos encontrar tudo o que procuramos Nele, podemos ficar sem familia ou amigos, porem sem Deus é impossivel !

    ResponderExcluir