segunda-feira, 22 de junho de 2009

Palavra Pastoral - O que você vê da janela do trem?

É paradoxal o fato de termos sido criados por Deus como seres relacionais e termos tanta dificuldade em nos relacionarmos com os outros em nossas diferenças. Ultrapassa esse paradoxo o fato de não conseguirmos ter comunhão com nossos próprios irmãos. Estamos indo para o mesmo céu, somos salvos pelo mesmo Jesus, somos ramos da mesma videira e membros do mesmo corpo. Andamos juntos, mas parece que não há acordo.
Para ilustrarmos a contradição da condição atual de muitos cristãos, tomaremos o exemplo do viajante sentado à janela de um trem que se move em seus trilhos próprios, com sua própria velocidade e direção. Os trens que passam em sentido paralelo são outros trens, mas vão em direção similar e com velocidades não muito diferentes. Estes ainda são razoavelmente visíveis, quando olhados do compartimento do primeiro trem, e deles pode-se acumular alguma informação. Mas há também os trens que passam em sentido inverso. Deles não se pode adquirir senão uma impressão confusa, reduzindo-se a uma perturbação momentânea do campo visual. Sua realidade, na prática, provoca irritação, pois interrompe o curso normal da plácida contemplação da paisagem.
Somos pessoas diferentes, com personalidades e histórias diferentes, mas estamos indo na mesma direção. Não deveríamos ter uma visão distorcida dos nossos irmãos. Em que direção você está caminhando? Lembre-se, somos peregrinos a caminho dos céus. Há um só caminho, uma só direção.

2 comentários:

  1. É verdade reverendo, somos peregrinos... somos viajantes.
    E em nossa jornada olhamos para os campanheiros de viajem com estranheza e preconceito. Agimos com intolerância e rigidez porque somos competitivos por natureza. Aliás, somos mais que competitivos. Somos competidores entre nossos irmãos e buscamos involuntariamente ser melhores que eles. Ou, deixarmos os outros piores que nós. O autor e consumador da nossa fé (JESUS)nos ensinou a amar nosso próximo como a nós mesmos, mas insistimos em competir uns com os outros e nos esquecemos da multiforme graça de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Ando de trem, realmente parece que na vida vemos o nosso próximo com um trem que passa em direção contrária. Somos cheios de preconceitos.

    ResponderExcluir