O DERE é o Departamento de Ensino Religioso da OMEBE (Ordem do Ministros Evangélicos no Brasil e Exterior), presidida pelo Rev. Izaias de Sousa Maciel. É o órgão responsável pelo credenciamento de Professores de Ensino Religioso do Credo Evangélico no Estado do Rio de Janeiro.
Tomou posse no último dia 13 de maio de 2009, o Pastor Francisco Roberto Barbosa Nery – redator desta matéria – tornando-se o novo Coordenador de Ensino Religioso da OMEBE.
Um outro objetivo do DERE é dar suporte aos professores de ensino religioso do credo evangélico e gerenciar um currículo compatível com as temáticas pertinentes a um tão importante compromisso.
Na reunião, tivemos a participação do Pastor Marcos Batista, representando a Sociedade Bíblica do Brasil como gerente do Centro Cultural da Bíblia no Rio de Janeiro, apresentando e demonstrando o material de ensino religioso que a SBB criou. É um material inter e supra denominacional, totalmente bíblico e com a chancela do MEC.
Destacamos a presença do Pastor José henrique Barbosa de Andrade, da Igreja Presbiteriana de Heliópolis, que apresentou o projeto educacional
“O Peregrino nas Escolas”.
O DERE - OMEBE agradece a oportunidade de contribuir nesse blog que possui dupla perspectiva:
- Influenciar positivamente a nossa juventude com um clássico da literatura universal, orientando-a para um sentido transcendente em relação as suas vidas nesse mundo;
- Servir como “Apologia à Verdade”, pois, o cristianismo, que é o evangelho, a apresenta de maneira insofismável e, dentre todas as filosofias existentes no mundo hoje. Necessita-se, mais do que nunca, da verdade nos meios educacionais.
Lembremos de Agostinho, que aponta na obra "A Cidade de Deus", o que ilustra “O Peregrino”, de Bunyan, as leituras do Evangelho:
"Dois amores construíram duas cidades, a saber: o amor próprio, levado até ao desprezo de Deus, fundou a cidade terrena; o amor de Deus, levado até ao desprezo de si mesmo, construiu a cidade celestial. A primeira gloria-se em si mesma e a segunda em Deus. Aquela busca a glória dos homens e esta a glória de Deus. Naquela, seus príncipes e as nações vêem-se sob o jugo da concupiscência do domínio; nesta, servem em mútua caridade, os governantes, aconselhando, e os súditos, obedecendo. Aquela ama sua própria força; esta diz a seu Deus: A vós amarei, Senhor, que sois minha fortaleza. Naquela seus sábios vivem segundo o homem e crendo-se sábios, quer dizer orgulhosos de sua própria sabedoria tornaram-se néscios e adoraram e serviram a criatura e não ao Criador. Nesta, pelo contrário, não há sabedoria humana mas piedade, que funda o culto legítimo ao verdadeiro Deus, à espera do prêmio na sociedade dos santos, de homens e de anjos, com o fim de que Deus seja tudo em todas as coisas"
(Santo Agostinho – A Cidade de Deus, 14, 28)
Fotos do Evento:
Estaremos contribuindo, sempre que possível, com esse Blog que prima pela qualidade e defesa da Educação Cristã Evangélica no País.
Pastor Francisco Roberto Barbosa Nery